Governo quer diminuir transmissão de Aids no parto


escrito por: Tricia em quinta-feira, dezembro 07, 2006 às 3:05 PM.

O governo lança nesta sexta-feira, Dia Mundial de Luta contra a Aids, ações de combate à doença. A principal é o Protocolo para a Prevenção de Transmissão Vertical de HIV e Sífilis, voltada para a prevenção do contágio da mãe para o bebê. A meta do ministério da Saúde é eliminar a sífilis congênita até 2007 e reduzir a transmissão do HIV de mãe para filho a níveis abaixo de 1% por meio da orientação, tratamento e acompanhamento de gestantes contaminadas.

De 1980 a junho de 2006, foram registrados, segundo dados do ministério da Saúde, 13.171 casos de Aids por transmissão vertical no Brasil. Hoje, estima-se que o índice de infecção do HIV nos partos é de 0,41%, o que representa cerca de 12,5 mil crianças contaminada dessa forma todos os anos.

Ainda segundo o ministério da Saúde, se as medidas corretas não forem tomadas, a criança tem 25% de chance de ser infectada pelo vírus da Aids na hora do parto. Caso o procedimento correto seja aplicado, a chance cai para de 1% a 2%. No caso da sífilis congênita, foram notificados, de 1998 a junho deste ano, 36 mil casos. Atualmente, a taxa de incidência da doença é de 1,6 caso a cada 100 mil gestantes.

"O Protocolo faz parte do fortalecimento de parcerias e ajuste do processo para incrementar o diagnóstico precoce e propiciar as intervenções necessárias para a prevenção e melhoria da qualidade na atenção às mulheres e recém-nascidos", disse a diretora do Programa Nacional de DST e Aids do governo, Mariângela Simão.

FONTE: Da Agência O GLOBO

Marcadores: , , ,

0 Respostas a “Governo quer diminuir transmissão de Aids no parto”

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker