Ansiedade dos pais 'aumenta dor' em cesárea


escrito por: Débora, em sexta-feira, dezembro 01, 2006 às 12:03 PM.


A ansiedade dos pais podem tornar a cirurgia de cesariana mais dolorosa para as mães dando à luz, diz uma pesquisa da Universidade de Bath, na Inglaterra, e do Imperial College, em Londres.
Segundo os cientistas o nível de medo e ansiedade das mulheres em relação à cirurgia tendia a aumentar se seus parceiros também estivessem ansiosos.
O aumento da ansiedade das mulheres, por sua vez, eleva potencialmente a dor no parto.
O estudo britânico foi publicado na última edição de revista especializada Psychosomatic Medicine (Medicina Psicossomática).
Cesariana
Os pesquisadores afirmam que os pais que estiverem presentes durante o parto devem ser preparados para a possibilidade de uma cesariana, além de se informar a respeito antes da operação.
O estudo foi centralizado em 65 mulheres que tinham uma cesariana marcada, das quais 61 optaram pela presença de seu mardo ou companheiro durante o nascimento.
As mulheres e seus parceiros responderam a um questionário antes da operação, durante e depois, falando sobre seus medos, expectativas e experiências.
O nível de dor das mulheres também foi analisado em diferentes estágios da cirurgia, e imediatamente depois.
As mulheres que tinham as expectativas mais negativas antes da operação sentiram mais dor no pós-operatório.
O estudo também concluiu que as mulheres sentiam mais medo durante a aplicação da anestesia, do que da incisão inicial.
O pesquisador Ed Keogh disse que a dor durante a cesariana é, normalmente, mais controlada do que durante o parto normal, mas ele afirmou que o processo não é indolor.
"Ao mesmo tempo em que se tornou uma expectativa social que parceiros estejam presentes e dêem apoio às mães durante uma cesariana, não está claro que papel eles desempenham na experiência feminina de dar à luz."
"Enquanto algumas mulheres dizem que a presença dos parteiros melhora a experiência, outras falam de experiências menos positivas."
"É razoável que o marido ou companheiro se sinta ansioso, ou tenha medo da operação que eles estão prestes a assistir."
"Em vez de retirá-los da sala de cirurgia de vez, seria melhor tratar de seu bem-estar emocional e ajudá-los a reduzir a ansiedade e o medo sentido pelas mães."
"Como a ansiedade pode aumentar o tempo de recuperação, seria útil estudar se o medo das mães durante a operação tem algum impacto nas mães, como a recuperação a longo prazo além de outros fatores relacionados, como a amamentação e a ligação entre mãe e filho."
Fonte: BBC News

Marcadores: ,

0 Respostas a “Ansiedade dos pais 'aumenta dor' em cesárea”

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker