Parto normal pode fazer bem para a digestão do bebê
escrito por: Débora, em quarta-feira, dezembro 06, 2006 às 6:04 PM.
0 Comentários
Para testar a hipótese, os pesquisadores analisaram as células intestinais de ratinhos nascidos tanto de cesariana quanto de parto normal
LONDRES - Nascer à moda antiga pode fazer bem para a digestão do bebê. Uma pesquisa realizada na Alemanha encontrou evidências de que ratinhos, ao deixar o útero da mãe e passar pela vagina da mãe, engolem material de bactérias que ajudarão os intestinos a se desenvolver direito. A descoberta sugere que crianças nascidas de cesariana podem estar perdendo alguma coisa, segundo nota publicada no serviço noticioso online News@Nature.
Multidões de bactérias amigáveis vivem normalmente em nossos intestinos, e as células que revestem os tubos intestinais não as atacam. Pesquisadores da Clínica Universitária de Friburgo, Alemanha, descobriram que, no caso dos ratos, os intestinos aprendem a deixar as bactérias "boas" em paz em algum momento durante o nascimento.
A equipe extraiu células intestinais de embriões de ratos antes do nascimento e as expuseram a uma molécula da bactéria. As células embrionárias reagiram produzindo uma inflamação. Mas as mesmas células, quando extraídas de um ratinho com um dia de vida ou adulto, não atacaram as moléculas.
Os pesquisadores acreditam que fragmentos de bactéria encontrados naturalmente na vagina e nas fezes da mãe acabam engolidas pelo bebê durante o parto. Essa exposição poderia estimular as células do intestino e treiná-las a tolerar as bactérias amigas.
Para testar a hipótese, os pesquisadores analisaram as células intestinais de ratinhos nascidos tanto de cesariana quanto de parto normal. Os nascidos pela vagina mostraram sinais de inflamação nas duas horas após o parto, sinal de que as células do intestino tinham sido ativados por moléculas estranhas; os nascidos de cesariana não mostravam sinais da ativação. A pesquisa é descrita no Journal of Experimental Medicine.
Fonte: Estado de São Paulo
Marcadores: neonatologia, parto normal, pesquisas
0 Respostas a “Parto normal pode fazer bem para a digestão do bebê”