comecei a ler ontem, e já devorei uma boa quantidade de páginas. Tem uma critica literaria nesse site
Tenda Vermelha, A
Anita Diamant
"Se a Bíblia tivesse sido escrita por mulheres, ela seria exatamente como esse livro."
The Boston Globe
Na Bíblia, as mulheres ocupam um lugar à sombra, por isso ficamos privados de sua sensibilidade na descrição dos acontecimentos. Numa narrativa envolvente, Anita Diamant resgata esse olhar feminino e dá vida às personagens bíblicas, recriando o ambiente em que viveram, seu cotidiano, suas provações e suas paixões.
Filha de Jacó e Lia, Dinah - cuja trajetória é apenas sugerida no Livro do Gênese - é a figura central desta trama, que começa com a história das quatro esposas de Jacó, a quem ela chama de "mães": Lia, Raquel, Zilpah e Bilah. O amor delas e o legado que lhe transmitem servem de apoio durante a fase de trabalho duro da juventude, no ofício de parteira e na vida nova em uma terra estrangeira.
À medida que cresce, Dinah observa tudo o que se passa no deserto: as conquistas, a rivalidade entre os irmãos, a sensualidade intuída, a aspereza do relacionamento entre os homens, a complexidade dos sentimentos das mulheres, a construção de um povo descrita a partir da saga de um núcleo familiar. De espectadora, ela passa a protagonista, e são seus amores, medos, descobertas e perdas que vão sendo narrados no cenário mais amplo de um mundo bíblico de caravanas, pastores, agricultores, príncipes, escravos e artesãos.
Ganhador do importante prêmio O Livro de Ficção do Ano 2001 concedido pela Associação dos Livreiros Independentes Americanos, com mais de três milhões de exemplares vendidos, A Tenda Vermelha é uma fascinante viagem à época em que nossa civilização e nossos valores começaram a ser delineados.
Marcadores: dicas, diversos, feminilidade
0 Respostas a “A Tenda Vermelha”