intuição versus informação: o que conta no final?


escrito por: Tricia em quarta-feira, agosto 30, 2006 às 6:18 PM.

Leitura Recomendada II

continuando nas indicações, esse livro é obrigatório para todas as gestantes que quiserem passar por uma experiência plena e natural através do nascimento.
Muito bom, nota 10!




Quando o Corpo Consente - Thérèse Bertherat



Neste livro a três vozes, mãe, filha e uma parteira falam do jogo das forças que se manifestam no corpo da mulher grávida. Thérèse Bertherat propõe também movimentos muito precisos para preparar seu corpo para o nascimento.

Thérèse Bertherat, a mãe, e terapeuta corporal tranqüiliza a filha e lhe explica o que acontece no corpo da mulher durante esses 9 meses. Propõe-lhe catorze movimentos muito precisos para preparar o corpo para a hora do nascimento. Baseados em dados anatômicos e fisiológicos corretos, eles despertam na futura mãe o gosto pelas sensações sutis, o desejo de habitar todos os recantos do próprio corpo com ternura, com respeito por ela e pelo bebê. Se você está grávida e, por isso, preocupada, desejosa de uma palavra de apoio ou de uma explicação prática, ouça o que estas mulheres têm a lhe dizer.

Como Paule Brung, uma parteira francesa com quarenta anos de profissão e a confiança que só se adquire com experiências que tiveram um desfecho feliz, todas as três encontram, a seu modo, os gestos e as palavras certas.


---------------------------


ontem estava lendo o livro da Therese (Quando o Corpo Consente) e ela ensina 14 movimentos preparatorios para o parto que a gestante pratica durante a gravidez. Sim, é uma preparação simples, mas precisa, obedecendo a natureza fisiologica dos musculos e ossos, algo impressionante. Bom, e de acordo com a parteira Paule, os resultados são incriveis... (não vejo a hora de a Paloma ler e praticar tb!
hehehehe)

Na verdade, esses exercicios são uma pratica de relaxamento profundo (que ela chama de antiginastica), mas que favorecem a liberação do corpo para a parte mais "animal" do nosso cerebro, instintiva, incontrolável. Como exemplo, ela lembra daquele momento que passamos meio acordadas, meio sonolentas, antes de cair em sono profundo. Aquele pequeno intervalo é onde os musculos involutarios relaxam, ou seja é o melhor estado mental para de parir.

Lembrei de Luiza, a gestante que acompanhei em prodomos dia desses... incrivel como ela estava stressada, cansada e irritada ( como eu estive tb) com o longo trabalho de parto falso pelo qual passou dois dias antes. Eram contrações doloridas, mas irregulares, que preparavam o colo para abrir, mas ela não aguentava mais.

Observei muito seu estado de espirito, e tentei relaxar e distrair ela o maximo que pude no tempo em que estive lá. Luiza estava muito tensa. As contrações não vinham mais, tudo parou. Ela me contou que elas vinham com força total quando ela dormia (!!!!). Naqueles momentos em que ela adormecia, relaxada em sua cama, e minutos depois caia em sono profundo. Ali sim, as contrações voltavam com força total.... mas logo depois ela acordava aos berros com dores, e tudo parava.

interessante isso né?

ps,: pra quem não lembra, Luiza acabou cedendo a cesárea pois não aguentou a dor do parto. O médico a convenceu que seria melhor e mais rapido para "resolver o problema" com uma cirurgia-maravilhosa-indolor-e-segura.

Marcadores: ,

0 Respostas a “intuição versus informação: o que conta no final?”

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker