Depressão na gravidez pode causar partos prematuros


escrito por: Tricia em quarta-feira, abril 04, 2007 às 9:39 AM.

Estudo diz que depressão durante a gravidez é mais comum do que após o parto

Efe

LONDRES - A depressão durante a gravidez é uma das principais causas não-reconhecidas dos partos prematuros, que podem levar à morte e a graves doenças infantis, segundo um estudo do Instituto de Psiquiatria do King´s College de Londres apresentado nesta terça-feira, 3.

O relatório, obra da psiquiatra pré-natal Veronica O´Keane, relaciona o excesso de estimulação dos hormônios do estresse durante a depressão com grande parte dos 30% de partos prematuros cujas causas médicas são desconhecidas.

Esses nascimentos antes do tempo podem levar à morte dos recém-nascidos e, caso sobrevivam, os bebês podem ser vulneráveis a infecções ou a desenvolver baixa pressão sanguínea, anemia e icterícia.

É um "mito absoluto" que as grávidas esbanjem saúde e felicidade durante a gestação, afirmou O´Keane, que assegurou que é mais provável que a depressão afete uma mulher grávida que depois do parto. Segundo a psiquiatra, pelo menos a metade dos casos de depressão pós-parto tem sua origem durante a gravidez.

O´Keane assinalou o hormônio cortisol, que produz o estresse, e o hormônio que libera a corticotropina como dois atores principais do processo de desenvolvimento dos órgãos dos fetos.

Durante a gravidez a mulher libera grandes quantidades de corticotropina na placenta para regular o hormônio cortisol, sem o qual os órgãos do bebê não poderiam se desenvolver de maneira apropriada.

Quando os níveis hormonais chegam muito rapidamente a seu máximo, os órgãos do bebê se desenvolvem rapidamente e o cérebro termina sendo menor do que o devido, além de provocar o parto prematuro.

"Cada órgão do corpo se vê envolvido, mas o cérebro parece receber mais lesões", explicou O´Keane, que defende que se dê mais atenção à depressão durante a gravidez para evitar danos posteriores aos bebês.

FONTE:

1 Respostas a “Depressão na gravidez pode causar partos prematuros”

  1. # Blogger Geisa Cristina

    Nossa... isso de depressão é uma coisa... Tenho uma amiga q tá grávida bem no começo e tá muito deprimida... Tomara q ela não tenha nada de grave se Deus quiser!! Ah vc não conseguiu ler o blog da Renata ainda... o Vinícius é uma criança linda e maravilhosa, porém está com leucemia, em estado grave... O triste é saber que ela tinha o blog desde a gestação do Vini e a gente não espera ler essas coisas tristes né... Mas estamos em oração sempre!! Leia qdo puder e dê uma força tb, Débora. Vamos mostrar a força da blogosfera!!
    Um beijo!!!  

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker