O MECANISMO DO PARTO


escrito por: Tricia em quarta-feira, janeiro 03, 2007 às 3:50 PM.



Durante o parto normal, a mulher relaxa alguns músculos e contrai outros — principalmente os abdominais. Para a criança nascer sem problemas, ela precisa coordenar esses movimentos. Os exercícios que aumentam as forças dos músculos abdominais ou diminuem a resistência dos músculos da pélvis (região inferiorda barriga, por onde passa o bebê) reduzem o tempo e a dor do parto.
Em alguns casos, o parto normal não ocorre por falta de coordenação desses músculos. Uma criança só nasce em parto normal quando as forças orgânicas que a empurram para baixo são mais poderosas que as resistências que a sustentam.

FORÇAS QUE EMPURRAMO BEBÊ PARA BAIXO
1 Músculos abdominais
2 Contração do útero
3 Peso do bebê
No processo do parto, o corpo da mulher produz a substância ocitocina, que estimula as contrações do útero e a expulsão do bebê. Mais um artifício para o parto acontecer com perfeição

FORÇAS RESISTENTESAO NASCIMENTO
4 Colo do útero
5 Diafragma pélvico(são músculosque sustentamos órgãos, comobexiga, intestinose útero)
Quando a mulher força o nascimento antes do organismo eliminar a sua resistência natural, a criança corre o risco de nascer com problemas como machucados na cabeça, e até mesmo sofrer hemorragia cerebral.

OS EXERCÍCIOS
Por que são importantes:
Eles facilitam o trabalho de parto, conservam o corpo da mulher, evitam dores nas costas, culotes, flacidez e melhoram a circulação. Quando a grávida pratica exercícios tem maior facilidade para recuperar o peso depois do parto.
Quem tem restrições:
Os exercícios devem ser bem acompanhados em mulheres com anemia, sangramento, diabéticas, hipertensas ou que já tiveram parto prematuro em uma gravidez anterior.

VASOCAPILAR

Excelente para a circulação. A mulher fica deitada, com pernas e braços para cima, e sacode as mãos,os braços, os pés e as pernas. Com o exercício, a placenta (fonte de alimentação e oxigenação dofeto) dificilmente envelhece. É um bom exercício para hipertensas, para evitar inchaço, varizes e hemorróidas.

CONTRAÇÃO DA PÉLVIS

Essa atividade ajuda a posicionar o bebê corretamente. Com mãos e joelhos no chão, a gestante deve fazer o mesmo tipo de esforço que o exercício de cócoras.

CÓCORAS

Com ele, a mulher aprende a controlar o músculo da pélvis e obter o seu relaxamento na hora certa do parto. Nesta posição, a grávida deve contrair e relaxar a pélvis, como se estivesse segurando a urina. A atividade também permite que o feto deslize melhor no momento do nascimento.

Nota da Gi: esse é um dos exercícios que faço no RPG, combinado com a respiração e em várias posições: deitada, de pé, sentada, apoiada sobre a maca. Assim, posso descobrir qual posição é mais confortável para mim.

PONTE

Bom para evitar dor nas costas e no nervo ciático (no quadril), que costuma incomodar as gestantes. Evita parto prematuro.

Nota da Gi: essa posição é até que meio instintiva, quando a gente começa a sentir essas famosas dores nas costas. Alívio quase imediato!

SAPINHO

Bom para fortalecer os músculos abdominais e os da pélvis. Ajuda no controle das forças na hora do parto.

ALONGAMENTO

Para dor nas costas. Sentada, a mulher coloca as pernas abertas para a lateral e alonga para os lados e para a frente.

Nota da Gi: nada de sentir enferrujada se não alcançar os dedos dos pés depois que a barriga crescer!

OUTROS EXERCÍCIOS

Caminhada sem muito esforço físico, hidroginástica, natação e bicicleta (ergométrica)

ATIVIDADES CONTRA-INDICADAS

Esportes competitivos, como basquete, vôlei, futebol etc. Aeróbica de alto impacto. Durante a gravidez, devido às ações hormonais e à retenção de líquidos, as articulações ficam mais frágeis. Por isso, a grávida deve evitar exercícios de alto impacto.

FONTE: Hoapital Santa Lucia

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Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


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