Preparando-se para ser Mãe


escrito por: Tricia em quarta-feira, maio 16, 2007 às 9:09 PM.

maio/2007

Você esta grávida ou quer ficar em breve? Comece a preparar-se, física e espiritualmente. Sua missão é linda apesar de dificílima, e só me entendem aquelas que já são mães com todas as suas responsabilidades.

Comece pelo seu ritmo, regre-se. Obedeça seu ritmo biológico, respeite seu sono e seu apetite. Nada de ficar madrugada adentro trabalhando ou nas baladas. Substâncias liberadas na corrente sanguínea devido ao estresse, tensões ou simplesmente falta de descanso, podem prejudicar o desenvolvimento normal da placenta e do feto. Faça de quatro a seis refeições leves por dia, prefira cereais integrais, legumes, verduras e frutas frescas (de preferência orgânicos, pois são livres de agrotóxicos). Coma pouco em cada refeição, mastigue muitas vezes, coma devagar. Isso ajudará seu aparelho digestivo a funcionar melhor e você não terá quilos exagerados para perder depois do parto. Habitue-se a fazer algum tipo de exercício leve que ajude a respirar melhor e com ritmo, como caminhadas e yoga. Abandone o cigarro, o álcool e as substâncias excitantes como café, chocolate e chá preto ou chá mate. Isso deve ser feito no mínimo durante a gestação e a amamentação no peito.

Prepare o bico dos seios, eles devem ser expostos ao sol da manhã ou a 20 cm de uma lâmpada de 40 watts por mais ou menos 10 minutos cada seio, uma vez ao dia. Devem ser esfregados de leve com uma bucha natural ou tecido atoalhado durante o banho. Não use sabão. Essas medidas visam fortalecer a pele delicada do bico do seio diminuindo o risco de rachaduras.

Com as mãos limpas, use três dedos para puxar o bico do seio para fora, tanto quanto possível, sem provocar dor (este movimento imita a sucção do bebê). Repita o movimento 10 a 20 vezes e vá aumentando até 50 vezes por dia, em cada seio. Fazendo isso, o bico do seio fica com um formato de mais fácil preensão pelo bebê. Os profissionais do Banco de Leite podem orientar muito bem essas ações. Não deixe para preparar seus seios no último trimestre de gestação, comece logo que tiver certeza da sua gravidez.

Não assista aos telejornais, eles dão ênfase às tragédias e más notícias. Prefira os jornais e revistas onde você pode escolher o que lê. Aproveite esse momento único para melhorar o mundo que seu filho vai viver, cultive o bom humor, a paciência, a compaixão, o perdão, a verdade, a justiça em todas as pequenas coisas da vida. Melhore o ambiente ao seu redor para receber esse pequenino ser que te escolheu como mãe. Tenha bons pensamentos, tenha confiança, acredite que isso é possível. Alimente sua alma com bons livros, boas músicas. Admirar os quadros com temas de “madonas” feitos por Rafael Sanzio (1483-1520), entre outros renascentistas, é extremamente benéfico para mãe e filho, em especial o quadro da “Madona Sistina”.

Antes de terminar expresso um último recado. Ser mãe não é brincadeira, nem é passageiro. Requer dedicação 24horas, sem direito a férias e muitas vezes temos de abrir mão de coisas de que gostamos pelo bem de nossos filhos. Seja uma MÃE no sentido mais sublime da palavra.

Até breve! Paz e saúde!

Dra. Zélia Beatriz Ligório Fonseca
Pediatra – Prática Médica Antroposófica

Marcadores: , , ,

1 Respostas a “Preparando-se para ser Mãe”

  1. # Blogger Unknown

    Olá!
    Estou me preprando para ser mãe e fiquei muito feliz ao ler esse artigo.
    Há sempre tempo das pessoas se olharem, se avaliarem e pensarem que vale apena serem melhores... Certamente, o momento mais adequado, caso a reflexão sobre si mesma ainda não tenha ocorrido, seja esse, o SUBLIME momento de pensar no outro, numa nova vida que chegará.
    Desejo a todas, que como eu, se preparam para receber sob a sua responsabilidade, uma vida espiritual além de carnal, EQUILÍBRIO, BONDADE, AMOR, CARINHO, TOLERÂNCIA E MUITA PAZ!
    Um grande abraço a todas!
    Raquel  

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker