Órgão de grávida trabalha 50% a mais


escrito por: Tricia em sexta-feira, maio 11, 2007 às 8:00 PM.

Cuidados cardíacos devem ser redobrados

Um dos primeiros e mais importantes cuidados que uma mãe deve ter para garantir o bem estar de seu filho é cuidar da própria saúde desde os primeiros dias da gravidez. E isso inclui o coração – que, durante a gestão trabalha 50% a mais do que o normal, devido à alteração de todo o metabolismo do organismo da mulher. Sem o funcionamento saudável do coração da mãe, não há como o bebê se desenvolver de maneira adequada.

“Mulheres que desejam engravidar e que apresentam problemas cardíacos devem sempre consultar um especialista antes, para se informar sobre os riscos e formas de precaução. Desta forma, ela garante a própria integridade e a segurança para o bebê”, explica a cardiologista Maria do Rocio Peixoto de Oliveira, chefe de ergometria do Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba.

A médica explica que a hipertensão e a diabetes são fatores de risco bastante sérios, que podem arriscar a vida de ambos. Para a mãe, a pressão alta pode comprometer o funcionamento dos rins, provocar desmaios e fortes dores de cabeça. “Para o bebê em desenvolvimento, a hipertensão da mãe pode diminuir o volume de sangue que passa pela placenta, alterando o peso e o tamanho normal do bebê, ou ainda, retardando seriamente o crescimento intra-uterino”, observa. No caso da diabetes gestacional (desenvolvida somente na gravidez), o feto nasce com excesso de peso. Isso faz com que o bebê já tenha, desde o início da vida, alto risco de desenvolver a mesma doença.

Para a especialista, a palavra de ordem continua sendo prevenção, especialmente nos casos das mulheres expostas a fatores de risco provocados pelo aumento da atividade e competitividade no mercado de trabalho – como estresse, sobrecarga e pouco tempo para atividades físicas. “O ideal é manter uma alimentação saudável, controlar o peso, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, adotar uma rotina de exercícios físicos e dormir bem. E consultar um cardiologista regularmente, para check ups de rotina”, aconselha.

FONTE: O Estado

Marcadores: ,

0 Respostas a “Órgão de grávida trabalha 50% a mais”

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker