Casa de Parto em Fortaleza?
escrito por: Tricia em quarta-feira, novembro 08, 2006 às 3:31 PM.
6 Comentários
* foto da equipe de enfermagem MEAC retirada deste site
Infelizmente, aqui em Fortaleza não temos uma CASA de PARTO NATURAL. Pelo menos não funcionando...
Explico:
No ano de 2000, foi feito um enorme investimento aqui em Fortaleza, um projeto chamado LUZ DA JICA, na Maternidade Escola (vinculada à Universidade Federal) para tornar o local e os profissionais mais humanizados - era o inicio da humanização... Compraram equipamentos como cadeira de parto, bola, cavalinho, tudo que puderam. Gastaram milhões. Selecionaram algumas enfermeiras obstetricas, mandaram pro Japão pra fazer um estágio nas maternidades de lá, e verem como assistir um parto natural.
Resultado: não deu em nada.
Os equipamentos estão parados. A casa de parto está fechada. Atende apenas pre-natal no periodo da manhã. Tudo enferrujado se acabando com o tempo.
Ainda houve uma confusãozinha para abrirem a Casa de parto da UFC, movida pelo Dr. Odorico, que esbarrou no Ministério Publico e foi extinta pelo Sindicato dos Obstetras do CE.
É. Pelo que se vê, as pessoas aqui ainda não estão maduras suficientemente para receber certas coisas.
Pesquisando no site da Universidade Federal do Ceará, me deparei com um material mirrado:
"A Maternidade Escola Assis Chateaubriand cumprindo sua missão institucional de promover a formação de recursos humanos em ações de aprendizado, ensino, pesquisa e extensão, buscando a excelência no atendimento humanizado à saúde da mulher e do recém-nascido, vem se consolidando como hospital de referência no Estado do Ceará. A condição de unidade de referência na assistência terciária, responsável, então, pelas ações de média e alta complexidade, tem exigido recursos humanos cada vez mais capacitados, além de recursos materiais de alta tecnologia.
Estrutura Física
• Área Construída: 10.842,18m2
• Número de salas de aula: 8 salas
• Número de salas de cirurgia no Centro Cirúrgico: 6 salas
• Centro de Parto Natural - Pré e Parto (PP): 1 centro
• Número de salas de Ambulatórios: 38 salas
Número de Leitos
• Ginecologia: 24 leitos
• Obstetrícia: 124 leitos
• UTI Neonatal: 22 leitos
• Médio Risco: 30 leitos
• Mãe Canguru: 5 leitos"
Maternidade-Escola Assis Chateaubriand - MEAC
Campus do Porangabuçu
Rua Cel Nunes de Melo S/N - Rodolfo Teófilo
Fone 1: 3214 37 80
Fone 2: 3214 37 60
Fone 3: 3214 32 55
Ambulatório: 3214 37 85
BLH/Laboratório: 3214 30 16
Website: www.meac.ufc.br
E-mail: meac@meac.ufc.br
Diretora Geral: Profª. Dra. Zenilda Vieira Brunoo
Site: Maternidade Escola de Fortaleza
Marcadores: casa de parto, ceará, sus
Pois é, o médico cotado para assumir a Secretaria de Saúde, que eu falei lá em baixo, no meu post, é justamente o Odorico. Mas, o projeto não foi barrado pelo Sindicato, que não tinha poder para isso, foi barrado pelo Ministério Público mesmo. O Sindicato estava sentado, na mesa de negociações, tentando chegar a um bom termo para abrir a Casa de Parto. Verdade que eles talvez estivessem sendo meio intransigentes, mas as outras partes também estavam: não aceitavam a presença de nenhum tipo de médico ou médica no local. Eu penso assim, se tem gente que paga sei lá quantos mil para um Parto Domiciliar, acompanhado por com médico, em casa, por que não fazer isso numa Casa de Parto?
oi amiga, a quanto tempo?!!
=)
o "X" da questão aqui se chama: medicalização.
Que médico toparia atender numa Casa de Parto sem NENHUM recurso tecnologico (ultrassom, monitores fetais, exames de todo tipo, cardiotoco, etc.)???
Uma casa de parto funciona sem esse tipo de recursos. No máximo, eles tem um soro pra anestesiar o perineo SE houver uma episiotomia. Simples.
A monitoração do bebê é feita com o estetoscopio de Pinard ou com o doppler. Simples.
Eu não estava lá quando houveram as negociações, mas acredito que nenhum médico TOPOU assitir os parto na Casa de parto porque não se sentem seguros sem o amparo da tecnologia.
Infelizmente nossa cultura é muito medicalizada...
Boa tarde, sou acadêmica de enfermagem, estou no 7ºperíodo, moro no Espírito Santo e no fim do ano vou me mudar para Fortaleza, vou dar início a pós-graduação em obstetrícia e quero montar uma casa de parto no ceará, estou pesquisando sobre a realidade do estado e gostaria muito que vocês me ajudassem quanto a isso, desde já agradeço, qualquer informação é válida.
Como enfermeira apoio a decisão de manter os recursos tecnológicos como prioridade.Podemos humanizar o parto sem abrir mão da segurança para mãe e filho.
abraços
Fernanda!
Acho isso um plano muito legal ;-)
Eu moro na Suiça e estudo aqui Parteira... Meu sonho tambem é um dia abrir uma casa de Parto no Brasil (no Ceará)...
Vamos ver o que dar...
Oi Fernanda!
Acho seu plano muito bom e muito corajoso...
Eu moro na Suiça e estudo aqui Parteira. Meu plano no futuro tambem é abrir uma casa de parto no Brasil (Ceará)
Vamos ver o que dar...
Desejo a vc muito sucesso! E talvez um dia a gente se ver ;-)