meu bebê está sentado e agora?


escrito por: Tricia em quarta-feira, novembro 29, 2006 às 8:57 AM.


Primeiro, calma!
O bebê pode se virar e ficar cefálico até na hora do parto. O importante é não se desesperar, e se informar sobre os exercicios. Até que todas as alternativas tenham sido tentadas, acho precipitado cogitar a possibilidade de cirurgia.

Existem alguns exercicios que você pode fazer para ajudar no posicionamento. No livro da Janet Balaskas tem alguns, não lembro de todos, mas um deles dizia para a gestante ficar em posição de cachorrinho (de quatro) por 10min, várias vezes ao dia. Outro dizia para ela se deitar sobre uma pilha de livros, colocando-os embaixo do quadril, e permanecer nessa posição por alguns minutos. Nesses exercicios as chances do bebe virar são muito grandes, algo em torno de 90%.

Outra dica é que ela escute seu corpo, se conecte com o seu filho, medite e converse com o bebê. Já vi casos de mães que conseguiram que o bebê virasse após uma conversa, um carinho, uma sintonia maior com ele. Pode ser usada uma luz também, uma luminária proximo da barriga, na parte de baixo, irá causar interesse no bebê fazendo com que acabe virando sozinho.

O mais importante é não se desesperar, ainda é muito cedo! A partir da 37º semana há uma leve diminuição na quantidade de liquido aminiótico, é por isso que fica mais dificil do bebê virar, mas, não impossivel. Antes disso, relaxa. Ainda é muito cedo pra se preocupar.



Sempre há uma saida para essa situação. Existem muitas opções de exercicios para o bebê virar, além de homeopatia, acupuntura, etc. e há ainda a manobra que a parteira faz durante o trabalho de parto, pegando na barriga, desvirando o bebê. Nesse caso, é habilidade do médico que irá acompanhá-la.

De acordo com a Dra. Betina (ONG Amigas do Parto) o parto pelvico tem algumas particularidades: " o Feto pélvico: em mulheres que já tiveram um parto normal e o feto não é excessivamente grande pode-se tentar novamente a via vaginal; porém, naquelas que nunca tiveram um parto vaginal é aconselhável fazer cesariana, pois não se sabe se a bacia da mãe é compatível com a passagem da cabeça do feto. Existe uma técnica para a rotação do feto para a posição cefálica que atualmente pode ser feita sob visão do ultra-som com bastante segurança, mas nem sempre se tem sucesso. Sua realização deve ser discutida com seu médico." - retirado do site da ONG Amigas do Parto.

Na comunidade do orkut (GO Baseada em Evidencias) da Dra. Melania tem um topico sobre parto pelvico muito bom, com várias pesquisas inclusive. Dá uma olhada.

Alguns links interessantes sobre o assunto:
http://www.birthinternational.com/articles/andrea13.html
http://www.breechbabies.com/
http://www.icpa4kids.com/webster_technique.htm
http://www.worldchiropracticalliance.org/tcj/2001/aug/aug2001l.htm
http://www.americanpregnancy.org/labornbirth/breechpresentation.html



Ah! Encontrei alguns exercicios no site da Ronnie Falcão, parteira americana:

1. Deitar-se de costas (barriga pra cima) encima de uma tábua ou similar, usando travesseiros ou almofadas embaixo do quadril. O ideal é que essa diferença de altura seja de uns 40 graus, mais ou menos. Praticar varias vezes ao dia.
2. Musica para o bebê. Coloque uma musica bem gostosa, e posicione um fone de ouvido na parte baixa da barriga (proximo a bacia).
3. Coloque uma luz bem forte proximo a barriga, na parte de baixo. Ou até mesmo, entre as pernas. Pode ser uma luminária ou abajour.
4. Conversando com o bebê. Peça a alguem conhecido (o pai de preferencia) para que ele converse com o filho, falando bem proximo a barriga, dizendo-o para se virar, de maneira suave e carinhosa, encostanto a boca bem proximo a pele, na parte de baixo da barriga.
5. Se tudo isso não funcionar, pense na possibilidade de realizar a manobra durante o trabalho de parto. Nesse caso, o médico aplica uma droga para relaxar o utero e com as mãos empurra o bebê, desvirando-o. Essa manobra é dolorida para a mãe, mas bem menos dolorida que um resguardo de uma cirurgia cesareana.

Marcadores: , , ,

11 Respostas a “meu bebê está sentado e agora?”

  1. # Anonymous Anônimo

    Bom dia!
    Tenho uma dúvida: Minha filha passou toda a gestação sentada e por conta de algumas complicações durante a gravidez ela nasceu com 34 semanas. Por conta de sua posição, a cabecinha dela tem um formato pontudo para trás. Os médicos disseram que é normal pois pela posição dela, o espaço para a formação da cabeça era estreito. Pergunto: com quanto tempo a cabecinha dela terá o formato mais arredondado?

    Att.,

    Sarah Bradley  

  2. # Anonymous Anônimo

    Tambem gostaria de saber se isso muda com o tempo  

  3. # Blogger Unknown

    Boa tarde minha bebe esta sentada desde os quatro meses de gestação o que eu devo faser estou de 35 semanas essa e a minha terceira gravides o meu primeiro e o meu segundo foram partos normais sera que essa terceira vai ser sejariana por favor me da uma luz muito obrigado ass cristiane alves  

  4. # Blogger Mãe Coruja

    Sarah,
    Já lisobre isso, mas não lembro o tempo exatamente agora! Essa informação está presente no livro: CRIANDO BEBÊS, que vc encontra para download na internet (basta fazer uma busca no google), inclusive, recomendo esse livro para esclarecer também outras dúvidas sobre a impt. da amamentação e cama compartilhada. Mas o importante é que sua bebê vai ficar normal, não se preocupe!
    Bjos!  

  5. # Blogger Mãe Coruja

    Sarah,
    Já li sobre isso, mas não lembro o tempo exato agora!!
    Li no livro: CRIANDO BEBÊS, que está disponível para download na internet (basta uma busca no google) Neste livro há também boas dicas sobre a import. da amamentação exclusiva e dúvidas e mitos sobre cama compartilhada.
    Mas o importante é que sua bebê vai ficar normal! Não se preocupe!  

  6. # Blogger bebê

    meu bebê está sentado!! queria saber com quantas semanas ele pode ficar na posição que der pra ver o sexo? se é menina ou menino...  

  7. # Blogger bebê

    tenho uma dúvida: quanto o bebê começa a mexer?  

  8. # Blogger val

    oi amigas;meu nome é val,estou no final da minha segunda gravides,e pro meu desespero descobri que meu bebe ta sentado.nao sei o que posso fazer pra mudar a posição.minha medica disse que minha filha pode nascer assim,estou apavorada.  

  9. # Anonymous Anônimo

    Eu estou gravida de 9meses e o meu bebe esta sentado o que eu faco para ele fucar com a cabeca para baixo?  

  10. # Anonymous Anônimo

    Meu bb tmbm esta sentado , estou cm seis meses duas semanas e 6 dias , estou cm medo pois gostaria q ele se virasse pra ter um parto normal, er meu primeiro filho , e tmbm ainda nao sei qual o sexo .. pf me ajudem...  

  11. # Anonymous Anônimo

    Estou cm 6 meses duas semanas e seis dias , meu primeiro filho e esta sentado , aiinda nao sei qual o sexo do bb , estou preocupada pois quero ter um parto normal .. pf me ajudem..  

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker