Amamentação reduz risco genético de infecção de ouvido
escrito por: Tricia em quinta-feira, dezembro 14, 2006 às 9:16 AM.
0 Comentários
09/12/2006 - 07:10h
GALVESTON, EUA - A amamentação protege crianças que, por predisposição genética, são mais vulneráveis a infecções de ouvido, dizem pesquisadores da Universidade do Texas em Galveston. Cerca de 19% das crianças sofrem com uma tendência para infecções crônicas, a chamada otite média. Cientistas já sabiam que a genética desempenha um papel nessa propensão.
O estudo dos pesquisadores do Texas, publicado na edição de dezembro do periódico Pediatrics, examina amostras genéticas de 505 crianças, 60% das quais consideradas suscetíveis à infecção, porque haviam sofrido do problema antes dos seis meses de vida; haviam passado por três ou mais episódios da doença num período de seis meses; tinham sofrido quatro ou mais episódios em 12 meses; ou já haviam sofrido de seis ou mais episódios até os seis anos.
O principal autor do trabalho, Janak A. Patel, explica que duas variações genéticas foram identificadas como indicadoras de risco elevado para a infecção de ouvido. Em seguida, os cientistas determinaram que os efeitos dessas variações, que levam à produção excessiva de moléculas envolvidas no processo de inflamação e reduzem a eficácia do sistema imunológico, poderiam ser contrabalançados pela amamentação que, sabe-se, eleva a resistência imunológica.
FONTE:Jornal Imirante
Marcadores: amamentação, pesquisas
0 Respostas a “Amamentação reduz risco genético de infecção de ouvido”