Engordar após a 1º gestação pode ser perigoso


escrito por: Tricia em segunda-feira, outubro 02, 2006 às 4:10 PM.

Um estudo sueco apresentado na publicação médica The Lancet alerta para o risco que as mulheres correm quando engordam ou não conseguem perder o excesso de peso entre o primeiro filho e a segunda gravidez.

Segundo os pesquisadores, alguns quilinhos a mais depois do nascimento do primogênito - mesmo para as mulheres que não estão acima do peso - poderiam levar a complicações como pressão alta, diabetes ou a morte do bebê ainda dentro da barriga da mãe durante a segunda gravidez.

Especialistas acham os resultados do estudo preocupantes, já que a obesidade está aumentando e, de acordo com as tendências atuais, até 2010 dois terços das mulheres estarão obesas ou acima do peso.

Estudos anteriores já demonstraram que essas mulheres têm mais dificuldade para engravidar e, quando conseguem conceber, têm maior risco de complicações.

Riscos

A pesquisa sueca envolveu 150 mil mulheres e concluiu que o aumento no Índice de Massa Corporal (IMC) - o peso em quilos dividido pela altura em metros ao quadrado - em uma ou duas unidades já era suficiente para causar problemas na gravidez.

O IMC ideal ficaria entre 18,5 e 25. Uma mulher que mede 1,65 e pesa 60 quilos tem um IMC de 22. Se ela engordasse 3 quilos, seu IMC subiria em uma unidade para 23.

No estudo, mulheres que ganharam uma ou duas unidades de massa corporal em um período de dois anos, entre o nascimento do primeiro bebê e a segunda gravidez, aumentaram o risco de pressão alta e diabetes gestacionais de 20% a 40%.

Uma alta do IMC em três unidades aumenta ainda o risco de o bebê nascer morto.

O co-autor do estudo, Eduardo Villamor, da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, frisou que as mulheres não precisam ficar acima do peso ou obesas para aumentarem a chance de ter problemas na gravidez.

"Um aumento de peso relativamente modesto entre as gravidezes já poderia levar a sérias doenças", afirma ele.

Perda de peso

Para Adam Balem, do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, na Grã-Bretanha, os resultados do estudo são impressionantes.

Ele afirma que um esforço para perder peso depois da primeira gravidez pode fazer uma grande diferença, especialmente para as mulheres obesas."A obesidade é um problema que vemos todos os dias nas clínicas. As mulheres têm dificuldade em perder peso depois da gravidez."

Fatores como amamentação, tipo de parto e quanto tempo a mulher leva para voltar às atividades físicas têm um papel importante na perda de peso. "E com a idade, é necessário comer menos e fazer mais exercício para evitar engordar, o que pode ser complicado para mulheres que trabalham e têm filhos pequenos."

"O melhor conselho é que as mulheres amamentem e façam o possível para se exercitar, voltando ao seu peso normal antes de pensar na segunda gravidez", diz Balem.

Mas os especialistas também alertam para o perigo oposto, o da perda excessiva de peso. "Muitas mulheres se preocupam em perder peso após darem à luz e acabam exagerando e emagrecendo demais", diz Gillian Fletcher, do National Childbirth Trust, na Grã-Bretanha. Ela diz que dietas radicais são especialmente perigosas para mulheres que estão amamentando ou tentando conceber.

FONTE: BBC News

--------------------------

Nota da blogueira: Mulheres, amamentem seus filhos! É uma das melhores "táticas" para voltar ao peso normal. Um dia de amamentação exclusiva queima 500 cal (mesma quantidade que se gasta em uma hora de cooper).

Então o que vocês estão esperando? Amamentem!!!!
Seus corpos ganham saúde, seus filhos ganham MAIS saúde ainda...
:O)

Marcadores: ,

0 Respostas a “Engordar após a 1º gestação pode ser perigoso”

Postar um comentário

---------------------------------



QUEM  SOMOS
 



Tricia Cavalcante: Doula na Tradição, formada pela ONG Cais do Parto, mãe de três, e doula pós-parto.Moro em Fortaleza-CE.


.


Assine o Parir é Nascer! (RSS)

Para receber as atualizações do Parir é Nascer, inscreva seu email abaixo:

Delivered by FeedBurner

---------------------------------



O  QUE  VOCÊ  PROCURA?
 















---------------------------------



INDICAÇÃO  DE  LEITURA
 
















---------------------------------



INTERESSANTES
 

---------------------------------



ONDE  NOS  ENCONTRAR
 

















Powered by Blogger




eXTReMe Tracker